Home » Dicas » Os benefícios da batata doce
batata_doce

Os benefícios da batata doce

Os benefícios da batata doce: todos sabem que devem comer a batata doce, mas será que sabem as razões e quando comer?

A batata doce é um carboidrato com índice glicêmico baixo. Ele entra na corrente sanguínea, é quebrado de maneira lenta, e, da mesma forma, é liberada em forma de glicose para os pontos que a necessitam. Se comparada à batata inglesa, a qual tem índice glicêmico mais elevado, uma das mais consumidas, a batata doce é muito mais rica em nutrientes e em benefícios que a sua parente inglesa. Ela virou a queridinha dos atletas e tem ajudado a muitas pessoas a perder peso e ganhar músculos.

Mas o que é o Indíce glicêmico?? é uma grandeza que reflete a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue. Dessa forma. quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido ma forma de glicose, aumentando a glicemia.

E quando precisamos de rápida absorção? Apenas no pós-treino imediato, onde é preciso repor a energia gasta durante os exercícios. Exatamente aí comemos alimentos com alto IG combinado com uma fonte de proteína. Em qualquer outra hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo. Então, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré-treino.

Em especial, pelos graus de antioxidantes presentes na batata doce, ela é um ótimo e indicado alimento à atletas: Uma vez, pelos processos de desgaste e síntese aumentados no corpo do praticante de atividades físicas, maiores são também os níveis de agentes oxidantes presentes no corpo. Desta forma, como forma de amenizar esse impacto negativo, entram os fundamentais antioxidantes, propondo assim benefícios como a melhora na recuperação, aumento de sínteses anabólicas, diminuição de problemas de saúde etc.

Sem sombra de dúvidas, esses são bons benefícios da batata doce, mas nada supera quando falamos de seus micronutrientes, a presença de vitaminas do complexo B. Presentes em abundância neste alimento, as vitaminas do complexo B são indispensavelmente fundamentais em inúmeros processos metabólicos, em especial os que envolvem a síntese de macronutrientes, ou seja, diretamente a síntese proteica, glicídica e lipídica. Isso faz com que o corpo possa estar em um estado anabólico e um estado anabólico de fato eficaz.

Sem a presença dessas vitaminas, realmente é impossível, ou pelo menos muito mais dificultado, às inúmeras enzimas relacionadas à esses processos que dependem dessas vitaminas como co-fatores.

Além dos micronutrientes, a batata doce é um alimento bastante rico em fibras alimentares solúveis e insolúveis, o que proporciona benefícios, tais quais o aumento na saciedade, o aumento no controle da glicemia pós-prandial, melhora no impacto insulínico, melhora no fluxo e na saúde intestinal, melhora nos controles de colesterol séricos entre outros.

Para potencializar os ganhos que essa batata provê, associá-la a uma proteína é uma ótima opção. Entre as proteínas que podem ser associadas à batata doce, a carne branca tem alto valor biológico, com menos gordura que a carne vermelha.

– – 10 benefícios da batata doce – –

  1. Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.
  2. Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
  3. Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite pela riqueza em fibras.
  4. Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
  5. A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial.
  6. Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
  7. Faz bem para a pele graças a vitamina E
  8. Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
  9. Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
  10. Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

 

Receitinha de Hambúrguer de batata doce de peito de frango:

Ingredientes:

  • 50 gramas de batata doce
  • 100 gramas de peito de frango
  • Uma clara de ovo
  • Óleo coco (opcional)
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Alho a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango e, assim que estiver cozido, desfie-o. Também cozinhe a batata doce. Quando ela estiver macia, retire a casca e pique-a. coloque todos os ingredientes no liquidificador, junto com os temperos, e bata. O aspecto da massa deve ser consistente e homogênea.

Divida a massa em duas partes e coloque na frigideira untada com PAM ou com um pouco de óleo de coco, uma de cada vez. Vire a massa, cuidadosamente, para grelhar dos dois lados.

 

About fitsaude

Thiago e Juliana juntos há mais de 8 anos, o casal FITSAUDE resolveu juntos driblar a ansiedade e o efeito sanfona adotando hábitos saudáveis de alimentação e uma rotina diária de exercícios físicos.

Check Also

whey_1

Whey protein – proteína poderosa

Super popular entre aqueles que desejam ganhar músculos, o suplemento ganhou as prateleiras de muitos ...

Deixe uma resposta