Home » Dicas » Embalagens Plásticas
PicsArt_1394507930202

Embalagens Plásticas

O uso de Embalagens Plásticas, recipientes e embalagens de plástico aumentou consideravelmente nas últimas décadas, sendo o emprego destes muito comum no armazenamento e preparo de diversos alimentos e bebidas. Seja pela praticidade ou pelo custo, esse tipo de embalagem tomou conta das cozinhas.
Todavia, no intuito de atribuir cor, flexibilidade e resistência a estes objetos plásticos, diversos compostos químicos são utilizados em sua fabricação. Dentre essas substâncias, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos são as que mais se destacam e agem como toxinas no corpo humano.

Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável.

Evidências científicas: o contato das embalagens com os alimentos libera substâncias tóxicas,
que podem causar diversas complicações à saúde, sendo que a contaminação por via oral é
maior do que pelo contato com a pele. Dentre outros malefícios, o contato com os ftalatos
pode ser um fator de risco para diabetes e obesidade em qualquer faixa etária.

O BPA e os ftalatos estão presentes tanto em objetos plásticos quanto em revestimento interno de latas. Estas substâncias são capazes de passar para os alimentos e bebidas. Uma vez dentro do nosso organismo, podem agir como desreguladores de hormônios, ou seja, podem imitar a ação de hormônios naturais, atrapalhando suas funções em nossos órgãos, gerando diversas complicações, como mudanças sexuais (alterações no comportamento sexual, no desenvolvimento dos testículos, próstata e formação de esperma), puberdade precoce em mulheres e aumento dos riscos de câncer em órgãos sexuais (mamas, ovário, testículos e próstata).

Durante a gestação evitar o contato com o BPA é de fundamental importância. Isso porque se a mãe ingerir alimentos contaminados existe o aumento nos riscos de má formação do bebê. Crianças expostas a esta substância nociva, por meio de mamadeiras, chupetas ou outros utensílios de plástico também podem ser afetadas, prejudicando o desenvolvimento e crescimento.

bpa1

 

bpa2

About Isabella Correia

Dra. Isabella Correia é graduada na Universidade Metodista Bennett e possui quatro Pós-graduações: Nutrição Clínica; Nutrição Funcional; Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica e ainda em Nutrição Esportiva Funcional. Ela atende em Ipanema e cuida da nutrição do casal fit.

Check Also

whey_1

Whey protein – proteína poderosa

Super popular entre aqueles que desejam ganhar músculos, o suplemento ganhou as prateleiras de muitos ...

Deixe uma resposta