Home » Nutrição » Cutting
cutting

Cutting

O temido “cutting” pode ser definido de forma bem simples como a fase da dieta cuja proposta é remover o máximo de gordura corporal possível, evitando contudo, a perda de massa muscular. O cutting se caracteriza por uma alimentação restrita, daí a importância de um acompanhamento profissional para que seu corpo não utilize sua massa muscular como fonte de energia e use apenas a gordura excedente para este fim. O post tem o objetivo de traçar diretrizes básicas e iniciais para a correta condução dessa etapa tão temida por todos.

Por onde começar?
1.        Determinar as calorias diárias. (procure um nutricionista)
2.       Determinar o déficit calórico.
3.       Perder o Maximo de gordura possível sem perder força.
4.       Manter o Maximo de magra possível, não queremos perder os músculos.
5.       Comprar uma balança de alimentos

Objetivo do cutting?
1.        Diminuir o % BF corporal
2.       O objetivo não é ficar magrelo

No Cutting a ingestão de proteínas é o mais importante para que evite a perda de massa magra. Deve-se consumir cerca de 3g de proteína por kg divididos em todas as refeições ao longo do dia.

Fontes de proteínas recomendadas na fase cutting: Leite DESNATADO (se vc não tiver restrições a lactose), Queijo Cottage, Clara de Ovos (gemas no máximo 2 por dia), Frango, peixe e Carnes magras Grelhadas.

Carboidratos: Deve ser uma quantidade suficiente para suprir a energia sem que haja ”sobra” de carboidratos no organismo para que evite que o mesmo vire gordura e atrapalhe os resultados. Consuma cerca de 2g de carboidrato por kg. Deve ser consumido carboidrato em todas as refeições.

Fontes de carboidratos recomendados: Carboidratos de baixo Índice glicêmico como aveia, batata doce, inhame e aipim.

Gorduras: Apesar de muitas pessoas pensarem que não, a ingestão de gorduras BOAS também são importante para a fase cutting. Por quê? porque o organismo também precisa de gordura para suprir sua energia, se você não consumir gordura ao longo do dia você fará que seu próprio organismo produza para suprir suas necessidades, fazendo que prejudique seus resultados. Consuma Gorduras preferencialmente no almoço e antes de dormir (isso ajudará a ”segurar” a massa magra durante o sono).

Fontes de gorduras recomendadas: Amendoins, Nozes, óleo de coco, gema de ovo, castanhas, coco in natura (a “carne” do coco seco, aquele marrom), leite de coco light e abacate.

ATENÇÃO: A suplementação com BCAAs e Vitamina C são extremamente recomendadas durante o período de definição porque servem como anticatabólicos, evitando a perda de massa muscular.

Treino: No que se refere ao treinamento, ele pouco muda. Deve continuar ser o mais intenso possível. (Durante o cutting, eh no pré-treino que se costuma ingerir mais carboidrato)

Aeróbicos : Não tem para onde correr, se você quer reduzir seu BodyFat (BF) vai ter que passar pelo menos de 30 minutos do seu tempo na academia fazendo exercícios aeróbicos, um ótimo exemplo de exercício aeróbico é o HIIT, ele é uma ferramenta incrível para perder peso e construir tecido muscular, adicionar uma ou duas sessões por semana de treino fracionado de alta intensidade pode maximizar a perda de gordura e aumentar o metabolismo de queima de gordura natural do seu corpo, especialmente quando sua dieta está equilibrada. Outro recurso que pode ser utilizado nesse período eh o Aeróbico em jejum (tem post sobre AEJ no blog) Clique aqui para conhecer o AEJ

Dicas da Ju para seguir na dieta:
1. Usar e abusar dos alimentos que podem ser consumidos livremente no cutting. São eles: Alface, Chicória (escarola), Espinafre, Palmito, tomate, cebola.
2. Beber bastante líquido. Água, Chás (costumo usar Hibisco, Hortelã, Maçã com canela e Mate). Eu costumo beber de 4 a 5 litros de líquidos por dia.
3. Se alimentar de 3h em 3h “religiosamente”.
4. O consumo de frutas também deve ser utilizado com moderação devido à frutose presente nas mesmas. Dê preferência para as frutas de baixo índice glicêmico: morango, maçã, kiwi e pera por exemplo.

É muito importante um acompanhamento profissional para que se alcance o objetivo do cutting! Uma dieta voltada para suas necessidades e de acordo com o seu peso, altura e objetivos fazem toda a diferença.

About fitsaude

Thiago e Juliana juntos há mais de 8 anos, o casal FITSAUDE resolveu juntos driblar a ansiedade e o efeito sanfona adotando hábitos saudáveis de alimentação e uma rotina diária de exercícios físicos.

Check Also

whey_1

Whey protein – proteína poderosa

Super popular entre aqueles que desejam ganhar músculos, o suplemento ganhou as prateleiras de muitos ...

Deixe uma resposta