Home » Nutrição » Alimentos afrodisíacos
prato afrod

Alimentos afrodisíacos

images (2)A falta de libido ou também chamada anedonia ( falta de prazer) pode ter inúmeros motivos. Em relação as mulheres podem ser provenientes de estresse, baixa auto-estima, hormônios alterados como com o uso de anticoncepcional, deficiência nutricional( principalmente de zinco, vitamina B6)… Já em relação aos homens podem ser por baixa produção de hormônio testosterona, estresse , o uso de certos medicamentos como a finasterida que é usada para casos de calvice, deficiências nutricionais…

Uma dieta balanceada e com alimentos adequados podem exercer muitas ações no metabolismo,aumentando a circulação sanguínea ou atuando a nível de sistema nervoso central além de aumentar a produção dos hormônios sexuais, alterando a libido, aumentando a sensação de prazer, o tempo de ereção e a lubrificação vaginal.

Abaixo encontram-se alguns alimentos que favorecem o aumento de libido, mas é claro que devem estar associados a uma dieta balanceada,hábitos de vida saudáveis somada à prática de exercícios físicos, 8h de sono e lazer nos intervalos do trabalho!

Aspargo: Considerado afrodisíaco por conter vitamina B3 (promove dilatação dos vasos sanguíneos), pode ter a capacidade de prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Aipo é um excelente alimento para estimular o apetite sexual feminino. Isso se dá porque o aipo contém androsterona, um hormônio inodoro eliminado através da respiração que, ingerido por homens, aumenta a libido feminina.

Açafrão: Essa especiaria alaranjada possui relação com o aumento dos batimentos cardíacos e do suor, sinais de excitação sexual.

Alho: Usado contra a obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Devido ao aumento da circulação, há a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Banana: Rica em magnésio, a fruta é importante por promover a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, que provoca a sensação de felicidade.

Especiarias: O cravo, a noz moscada, o ginseng, a canela e a mostarda, por exemplo, podem provocar o aumento da secreção de lubrificante vaginal e da produção de testosterona no homem.

Frutos do mar: Principalmente as ostras, são ricos em zinco, um mineral importante para fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Também ajuda no tratamento de infertilidade do homem, por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozóides.

Gengibre: Devido à sua ação estimulante do sangue, a raiz pode ajudar a prolongar a função erétil e a estimular a lubrificação feminina.

Oleaginosas: A arginina e a vitamina B3 estão presentes nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Abacate: A fruta é rica em ácido fólico, que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Ela também contém vitamina B6, que aumenta a produção de hormônios masculinos, e potássio, que, além de aumentar a libido tanto masculina quanto feminina, ajuda a regular a produção de hormônios da tireóide em mulheres.

Ovos: são ricos em vitaminas B5 e B6, que regulam a produção de hormônios do corpo e combatem o stress, um o dos maiores inimigos da libido.

Maca peruana: Conhecida também como Ginseng dos Andes ou Viagra dos Incas, pode melhorar o fluxo sanguíneo na zona pélvica de homens e mulheres. Tem a capacidade de promover a mobilidade dos espermatozóides e do volume seminal, auxiliando no tratamento de infertilidade.

imagesChocolate: Além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. É capaz de estimular o hipotálamo, induzindo a sensações agradáveis.

About Isabella Correia

Dra. Isabella Correia é graduada na Universidade Metodista Bennett e possui quatro Pós-graduações: Nutrição Clínica; Nutrição Funcional; Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica e ainda em Nutrição Esportiva Funcional. Ela atende em Ipanema e cuida da nutrição do casal fit.

Check Also

C-_Users_08022224_Desktop_tipos_whey

Tipos de whey protein, qual usar?

Tipos de whey protein, qual usar? Essa é a primeira decisão que você deve tomar, ...

Deixe uma resposta