AEJ – Aerobio em JEJUM

 

Não realizem esse tipo de atividade sem a permissão e prescrição de um profissional no qual tenha competência para tal. Esse tipo de atividade é usada para praticantes de níveis avançados e específicos em um programa de treinamento. Estudos tem mostrado que a atividade em jejum, de baixa intensidade (caminhadas, por exemplo) realmente provoca uma alta mobilização da gordura tanto durante quanto algum tempo pós-exercício. No entanto, os níveis de cortisol (hormônio altamente catabólico) permanece elevadíssimo quando não há ingestão de carboidratos. Isso acentua a perda de massa muscular. Uma forma de minimizar a mobilização proteica e evitar, mesmo que o mínimo, a perda de massa magra é incluir, durante a anaerobiose em jejum, uma suplementação a qual irá variar de acordo com seu objetivo, duração e demanda energética.

Com os níveis de glicogênio baixos no corpo (lembrando que o glicogênio é nossa reserva primária de energia em forma de carboidratos) a tendência será o metabolismo alternar para outras vias energéticas, recrutando outros compostos para servirem como fonte energética. Entre eles, a gordura armazenada nos adipócitos, causando assim, obviamente, uma diminuição no percentual de gordura corpórea.

Além dela, ainda contamos com a utilização de substratos proteicos, em especial os aminoácidos gliconeogênicos. O objetivo do aeróbico em jejum não é melhora de rendimento e sim maior queima de gorduras.

Algumas dicas importantes nesta atividade referem-se à utilização de algum termogênico antes do aeróbico a fim de potencializar a lipólise¸ a ingestão de 500 ml de água para prevenir desidratação¸ pois a água drena fluidos para dentro da célula e evita a quebra proteica; e a administração de aminoácidos de cadeia ramificada anteriormente com o objetivo de diminuir o catabolismo proteico .

 

COMO FAZEMOS: Tempo de Jejum: de 6 a 9 horas – Intensidade do exercício: entre 50% a 75% do seu BPM máximo. –

O que eu tomo ANTES: Termogênico (otimizar a queima de gordura) + BCAA (evitar a possibilidade do catabolismo) –

O que eu tomo DURANTE: BLOX ou XTEND (evitar a possibilidade do catabolismo) –

Quanto tempo esperar para a refeição depois do AEJ: Aguardar 30 minutos, pois seu corpo continua queimando gordura por esse tempo. –

O que comer DEPOIS: Uma fonte de proteína + uma fonte de carboidrato. EX: Shake de whey protein + uma tapioca

Deixe uma resposta

  1. Fui em fevereiro pra o Spa Estancia do lago em Curitiba e lá sempre fazíamos a caminhada pela manhã em jejum exatamente para acelerar a perda de peso. Achei estranho no começo, mas vi os benefícios!

  2. Pingback: Cutting